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Sefaz aprimora atendimento remoto ao contribuinte com lançamento do Sistema de Peticionamento Eletrônico SIPET

Sefaz aprimora atendimento remoto ao contribuinte com lançamento do Sistema de Peticionamento Eletrônico SIPET

Sefaz aprimora atendimento remoto ao contribuinte com lançamento do Sistema de Peticionamento Eletrônico SIPET

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo lançou na última sexta-feira (8) o Sistema de Peticionamento Eletrônico – SIPET (www3.fazenda.sp.gov.br/sipet). Por conta da chegada da pandemia do novo coronavírus, o Fisco tem priorizado o atendimento virtual para que os servidores possam trabalhar e interagir com os contribintes, de maneira a evitar a propagação do contágio e preservar vidas.

Inicialmente, a Secretaria optou por garantir a prestação de serviços à população por meio de atendimento virtual agendado em que as requisições e a correspondente documentação comprobatória deveriam ser remetidas através correio eletrônico (e-mail), o que garante a segurança dos usuários e dos servidores ao evitar aglomerações nas unidades de atendimento.

Agora, a solução adotada e regulamentada pela Portaria CAT 34/2020 é aprimorada com o lançamento do SIPET, que beneficia contribuintes e seus representantes ao permitir que o atendimento remoto dos pedidos relacionados ao Cadastro de Contribuintes do ICMS – CADESP (como, por exemplo, pedidos de abertura de empresas, requisições de alterações cadastrais e solicitações de baixa) seja prestado com controle de acesso (autenticação de usuários por meio de certificado digital) e maior assertividade (campos específicos para que o usuário anexe a documentação necessária).

Ao enfocar as petições relativas ao CADESP, a versão inicial do SIPET torna posível o atendimento à distância do serviço mais requisitado nas unidades de atendimento da Sefaz-SP. O objetivo da Secretaria, contudo, é que o sistema receba diversas melhorias e tenha o seu uso ampliado, com a inclusão de outros serviços e integração com o SP Sem Papel.

Deste modo, o SIPET se converterá em um verdadeiro legado para o Estado, permitindo que o atendimento aos cidadãos e contribuintes seja realizado sem necessidade de deslocamento, propiciando economia de tempo e de recursos tanto para os usuários quanto para a própria Administração e elevando a satisfação da sociedade com os serviços prestados.

Fonte: Governo do Brasil

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